em eventos

Building Business Capability 2012 em Fort Lauderdale

Estou em Fort Lauderdale para participar do evento Building Business Capability #BBCCon12 e aproveito o blog para registrar minhas impressões sobre o evento.

Creating the agile enterprise
CBPPs do Brasil no evento

Escrevi a seguinte frase sobre o evento no mural para testemunhos:

Give Us Your Feedback

“O evento me fornece a conexão direta com os escritores de livros que contribuíram para a maturidade da disciplina de BPM nos últimos 10 anos. Estou muito feliz de falar diretamente para com estes escritores, ouvir a melhoria de alguns conceitos que eu li nos livros e, ser capaz de conectar diferentes visões sobre BPM. Esta é a minha primeira vez no BBC e com certeza estarei em Las Vegas no BBC2013.”

Outra vantagem deste evento é que os mesmos palestrantes e escritores de livros participam das outras palestras e interagem entre si. Isso enriquece muito as apresentações e também torna as discussões sobre disciplina de BPM cada vez mais madura. Incrível!

Peter Fingar e Maurício Bitencourt

Pude conversar pessoalmente com o Peter Fingar, keynote do evento. Eu disse a ele que o livro  Business Process Management: The Third Wave que ele escreveu com o Howard Smith mudou a minha trajetória profissional. O mais curioso da conversa, foi saber dele que aconteceu algo parecido com o Bret Champlin, como motivação para a criação da ABPMP International que mais tarde ajudei a criar o capítulo brasileiro em 2008 juntamente com o Gart, o Furlan, o Leandro e o Mylius.

Roger Burlton

A maioria dos mini cursos de 3 horas e palestras de 1 hora que participei foram as relacionadas a gerenciamento de processos e regras de negócio. Dentre os principais palestrantes destaco: Piter FingarRoger Burlton, Paul Harmon, Bruce Silver, Ronald G. Ross, Alec Sharp, Sandy Kemsley, Sandra Foster, Jim Boots, Denis Gagné e Rafael Paim, quem na maioria eu já havia lido livros, blogs e participei de treinamentos.

Exhibit Hall

No balcão de registro do evento me informaram que aproximadamente 900 pessoas se inscreveram. Encontrei CBPPs dos Estados Unidos e mais de 20 pessoas do Brasil, de diversas empresas, tais como, Banco Central do Brasil, Embraer, Petrobras, Whirlpool, Otimiza, TOTVS, Enjourney, Expertise, Gestão Inovadora e a PROJELER. Além dos capítulos do IIBA em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Emerging BPM Techniques and Technologies Summit

Um dos assuntos mais interessantes sobre tendências do BPM para o futuro é o ACM Adaptive Case Management. Na foto acima, apresento um exemplo desta tendência: donos de instâncias de processos e aprendizagem sobre o processo a medida que ele é executado ad-hoc. Assisti algumas apresentações de pessoas ligadas ao WfMC sobre este novo padrão, que no futuro provavelmente terá uma fusão com a notação BPMN. Outra tendência bastante interessante presente em algumas apresentações é gamification, para simular e otimizar processos de negócio.

Case Study Presentation: How Embraer used BPM to enhance an Enterprise Excellence Program

Assisti a apresentação sobre o case da Embraer (Embraer Enterprise Excellence Program – P3E), utilizando de melhoria contínua kaizen (mudança para o melhor). O vídeo apresentado foi emocionante. Essa empresa é motivo de orgulho para os brasileiros! Gosto de voar nos aviões deles. É uma satisfação saber que nós brasileiros estamos competitivos, com atuação mundial, usando inteligência e inovação. Precisamos de mais exemplos como este, empresas que compreendem sua Arquitetura de Processos como ativo e aprimoram com conhecimento, entusiasmo e paixão pelo que faz.

Brasileiros que prestigiaram a apresentação da Embraer

Ao final da apresentação, todos os brasileiros se juntaram para celebrar!