em eventos

Building Business Capability 2012 em Fort Lauderdale

Estou em Fort Lauderdale para participar do evento Building Business Capability #BBCCon12 e aproveito o blog para registrar minhas impressões sobre o evento.

Creating the agile enterprise
CBPPs do Brasil no evento

Escrevi a seguinte frase sobre o evento no mural para testemunhos:

Give Us Your Feedback

“O evento me fornece a conexão direta com os escritores de livros que contribuíram para a maturidade da disciplina de BPM nos últimos 10 anos. Estou muito feliz de falar diretamente para com estes escritores, ouvir a melhoria de alguns conceitos que eu li nos livros e, ser capaz de conectar diferentes visões sobre BPM. Esta é a minha primeira vez no BBC e com certeza estarei em Las Vegas no BBC2013.”

Outra vantagem deste evento é que os mesmos palestrantes e escritores de livros participam das outras palestras e interagem entre si. Isso enriquece muito as apresentações e também torna as discussões sobre disciplina de BPM cada vez mais madura. Incrível!

Peter Fingar e Maurício Bitencourt

Pude conversar pessoalmente com o Peter Fingar, keynote do evento. Eu disse a ele que o livro  Business Process Management: The Third Wave que ele escreveu com o Howard Smith mudou a minha trajetória profissional. O mais curioso da conversa, foi saber dele que aconteceu algo parecido com o Bret Champlin, como motivação para a criação da ABPMP International que mais tarde ajudei a criar o capítulo brasileiro em 2008 juntamente com o Gart, o Furlan, o Leandro e o Mylius.

Roger Burlton

A maioria dos mini cursos de 3 horas e palestras de 1 hora que participei foram as relacionadas a gerenciamento de processos e regras de negócio. Dentre os principais palestrantes destaco: Piter FingarRoger Burlton, Paul Harmon, Bruce Silver, Ronald G. Ross, Alec Sharp, Sandy Kemsley, Sandra Foster, Jim Boots, Denis Gagné e Rafael Paim, quem na maioria eu já havia lido livros, blogs e participei de treinamentos.

Exhibit Hall

No balcão de registro do evento me informaram que aproximadamente 900 pessoas se inscreveram. Encontrei CBPPs dos Estados Unidos e mais de 20 pessoas do Brasil, de diversas empresas, tais como, Banco Central do Brasil, Embraer, Petrobras, Whirlpool, Otimiza, TOTVS, Enjourney, Expertise, Gestão Inovadora e a PROJELER. Além dos capítulos do IIBA em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Emerging BPM Techniques and Technologies Summit

Um dos assuntos mais interessantes sobre tendências do BPM para o futuro é o ACM Adaptive Case Management. Na foto acima, apresento um exemplo desta tendência: donos de instâncias de processos e aprendizagem sobre o processo a medida que ele é executado ad-hoc. Assisti algumas apresentações de pessoas ligadas ao WfMC sobre este novo padrão, que no futuro provavelmente terá uma fusão com a notação BPMN. Outra tendência bastante interessante presente em algumas apresentações é gamification, para simular e otimizar processos de negócio.

Case Study Presentation: How Embraer used BPM to enhance an Enterprise Excellence Program

Assisti a apresentação sobre o case da Embraer (Embraer Enterprise Excellence Program – P3E), utilizando de melhoria contínua kaizen (mudança para o melhor). O vídeo apresentado foi emocionante. Essa empresa é motivo de orgulho para os brasileiros! Gosto de voar nos aviões deles. É uma satisfação saber que nós brasileiros estamos competitivos, com atuação mundial, usando inteligência e inovação. Precisamos de mais exemplos como este, empresas que compreendem sua Arquitetura de Processos como ativo e aprimoram com conhecimento, entusiasmo e paixão pelo que faz.

Brasileiros que prestigiaram a apresentação da Embraer

Ao final da apresentação, todos os brasileiros se juntaram para celebrar!

 

Atualização em 20 de agosto de 2021

Ontem pela manhã, fiquei sabendo do falecimento de Peter Fingar, um dos nomes mais importantes da disciplina gerencial de BPM. Sua passagem representa uma grande perda para a área de IT e, para mim, pessoalmente, significa a ausência de uma referência, de alguém que transformou minha vida com sua inteligência e conhecimento.

Em 2005, eu trabalhava com Data Warehousing e Business Intelligence, quando li Business Process Management: The Third Wave, de Fingar e Smith. A forma simples com que eles apresentavam uma nova perspectiva de desenvolvimento de soluções me fez questionar os rumos da minha carreira e me permitiu entender que existia todo um mundo para descobrir em minha área de atuação.

A partir disto, energizado pelo seu pensamento e experiência, pela sua capacidade de transformar problemas complexos em entendimentos claros, endereçados com técnicas disruptivas, mergulhei nos métodos de modelagem para criar diagramas executáveis para automação de processos e regras de decisão. Abandonei aquele emprego estável e fui para o Vale do Silício mergulhar no Business Process Management, nas técnicas de modelagem com BPMN e nas tecnologias BPMS.

Hoje, tantos anos depois, ainda lembro da alegria de descobrir um novo caminho pelas mãos de um apaixonado por sua profissão. E é por tudo isso que sua morte me emocionou tão profundamente e, por isso, só hoje estou conseguindo escrever para expressar minimamente minha gratidão pelo aprendizado e por ter conseguido conhecê-lo pessoalmente em 2012.

Fica aqui meu mais profundo pesar pela falta que ele certamente fará a todos nós, em especial aos seus familiares e colaboradores próximos, e minha certeza que legado permanecerá fundamental para todos que estudam o gerenciamento de processos.

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6834459496123768832/

https://florida-mortuary-funeral-cremation-services-inc.tributestore.com/?oId=22045329&_ga=2.9230259.703996651.1629320613-1715169410.1629320613
http://www.peterfingar.com/books.html