Estive por duas semanas na sede da Camunda em Berlim para reuniões sobre a parceria e treinamento oficial na solução de BPM para obter a certificação.
Foram dias fantásticos para conhecer os fundadores da empresa, pessoal de marketing, engenharia, consultoria e suporte técnico.
O treinamento aconteceu dias antes do lançamento da nova versão semestral do Camunda BPM 7.6 e pude ter acesso às novidades e ao roadmap futuro da solução. Se hoje a solução já está a frente, principalmente no que diz respeito a modelagem e execução com BPMN, CMMN e DMN, informo que muito mais está para chegar nas próximas versões – “Beautiful Business Process Management Made in Berlin”
Our team is killing it @IIRgmbh conference in Vienna on day 2 – stop by and have a chat! 🙂 pic.twitter.com/HDvGIIylOe
— Camunda BPM (@CamundaBPM) November 24, 2016
A seguir o primeiro resultado de execução de serviços dos exercícios do treinamento.
I did it! Cheers Maurício Bitencourt
— camunda demo (@camunda_demo) 21 de novembro de 2016
Estas foram as edições internacionais do curso básico e avançado. Nos intervalos pude trocar experiências com vários clientes do Camunda Enterprise Edition oriundos da Alemanha, Rússia e Estônia e também jogar um ping pong para descontrair.
Pude também jogar um game totalmente feito em JavaScript onde você acerta elementos em BPMN para ganhar pontos.
Novidades da nova versão do BPMS
Agora na versão 1.5 do Camunda Modeler é possível modelar diagramas de requisito de decisão (DRD – Decision Requirements Diagrams) e executar no servidor Camunda BPM a partir da versão 7.6. Esta funcionalidade é incrível porque resolve boa parte da complexidade das decisões e tornam os processos menos complexos, com menos workflow de pessoa para pessoa e com mais inteligência embarcada – Transformação Digital!
CMMN is awesome!
Agora pude compreender melhor como modelar e automatizar casos dinâmicos para processos menos estruturados!
Agradeço ao Jakob Freund, Andreas Stange e Ingo Richtsmeier pela recepção calorosa e o compartilhamento de conhecimento direto da fonte.
Hora de curtir a cidade
Depois de cinco dias intensos de treinamento em inglês é chegada a hora de gastar sola de sapato e curtir com a família os principais pontos turísticos de Berlim.
Os semáforos para pedestres me chamaram a atenção com ‘homenzinhos de chapéu’, principalmente próximos aos monumentos do leste da cidade, região que, antes da reunificação, integrava a extinta a Alemanha Oriental (DDR).
O parlamento alemão (Deutscher Bundestag) foi uma das melhores visitas.
A igreja de Gedächtniskirche foi deixada em sua forma original de destruição como uma lembrança do que foi a guerra para os alemães e para toda a Europa.
A Siegessäule ou Coluna da Vitória serviu de cenário para a gravação do vídeo da música “Stay, Farway so Close” do U2. Foi muito bom curtir este clipe na MTV por muito tempo e agora estar aqui.
No Computerspielemuseum pude rever com meu filho de 7 anos muitos dos microcomputadores que eu usei nas décadas de 80 e 90 para jogar e programar.
Muro de Berlim no East Side Gallery, Markthalle, Alexanderplatz, Berliner Fernsehturm, Checkpoint Charlie, Portão de Brandemburgo, Torre de TV, Museu DDR, e muito mais…
Berlim é uma cidade fantástica com muita história recente para conhecer ao ar livre e em várias opções de museus.
Voltarei para o Camunda Community Day e o BPMCon 2017!